As moratórias terminam a 30 de setembro. E agora? O que posso fazer? O que é que o meu banco tem de fazer?
Até 31 de agosto, o que os bancos têm ou teriam de fazer?
Um mês antes do fim das moratórias, os bancos analisaram as condições que os clientes têm, de retomar o pagamento das prestações do crédito.
O que vai ou deveria ter acontecido até 15 de setembro?
As propostas alternativas para encontrar uma solução para o pagamento deverão ter sido apresentadas.
Acabaram-se as moratórias. E agora?
Deverá ter um plano negociado com o seu banco, no sentido de iniciarem o cumprimento do plano de pagamento do crédito.
E se não conseguir mesmo pagar?
Terá 90 dias para encontrar uma solução com o seu banco, antes de iniciarem medidas mais drásticas, como a execução de hipotecas.
O meu banco falou-me do PARI e do PERSI. O que são?
O PARI e o PERSI são mecanismos criados em 2012 para que os bancos saibam responder quando os consumidores estiverem em vias de incumprimento ou já no incumprimento no pagamento das suas dívidas.
PARI, Plano de Ação para o Risco de Incumprimento, para que os clientes tenham a iniciativa de informar o banco, da possibilidade de futuro incumprimento.
Após essa informação, o banco deverá perceber a sua situação e tentar chegar a um acordo, procurando a melhor alternativa ou até renegociar o contrato existente, a fim de evitar o incumprimento.
PERSI significa Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, é um mecanismo pós-incumprimento. Este mecanismo é acionado quando se regista uma situação em que o cliente já se encontra em incumprimento. As 2 partes, deverão encontrar uma solução para a retoma do pagamento das prestações.
Não consegue pagar as suas prestações? Fale com o seu banco e juntos, encontrem a melhor solução, para que não tenha repercussões futuras sem retorno.
Esperamos ter ajudado!
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