Os nossos hábitos e estilos de vida em casa mudaram muito no último ano devido à pandemia. As palavras-chave são calma, bem-estar e conforto: algo que é alcançável através da mistura de cores, escolhendo o estilo e acessórios certos. A Casa Ideal ® apresenta as 8 tendências de decoração para 2021:
As cores – As paletas de cores que apresentamos em seguida, triunfarão este ano. Transmitem serenidade, calma e descontração, mas também alegria e energia.
Paleta Nº1 – A paleta da zona de conforto é composta por cores neutras, mas quentes, acolhedoras e relaxantes: bege, cinza, mocha, camel, creme e marfim. Vamos encontrá-los em diferentes padrões e tons, alternando sensações táteis entre ásperos e suaves, em móveis, madeiras e têxteis.
Paleta Nº2 – Esta paleta é composta por cores mais brilhantes que comunicam otimismo, alegria e ousadia. É uma paleta mais glamorosa que explora contrastes. Esta paleta combina cores quentes como o coral e ferrugem com azul, com toques de rosa em tons delicados.
Paleta Nº3 – A terceira paleta de cores também incentiva a calma e o bem-estar, lembrando a terra e a floresta. Nela encontramos os marrons, terracota e diferentes tons de verde que vão do verde limão e eucalipto ao verde salva e caqui. São cores que criam um ambiente descontraído que afasta o stress e a ansiedade.
Materiais naturais e formas orgânicas
A chave será a combinação de texturas e formas: cobertores e almofadas empilhados na cama ou no sofá, materiais reciclados e biomateriais também terão destaque. Os materiais são a Madeira, Linho, Couro, Mármore, Pedra, Argila e Lã.
O Mobiliário “cannage” é reinventado
Impulsionados pelo retorno das fibras e das cores naturais, os móveis de malha serão uma das principais tendências de decoração de 2021. As peças principais serão as cadeiras, aparadores e biombos.
Maximalismo (Mais é mais)
Inclui tudo o que é grande, colorido e marcante. Trata-se da mistura de padrões com flores e quadrados, combina texturas, como um sofá de veludo com almofadas de lã. Complete o look com livros e um grande candeeiro de cristal.
Scandifornian – O escandinavo atualizado
Uma bela mistura de estilos que funciona em qualquer casa. Os recursos de estilo são diversos: elementos industriais, design sustentável, acessórios ‘boho’ e detalhes em latão, bem como detalhes em preto e materiais naturais, como madeira ou ráfia.
Elegância Industrial – Um visual sofisticado e moderno
Os materiais e a decoração que irão criar um aspeto industrial elegante: couro, metal, paredes de vidro, prateleiras abertas e elementos estruturais como vigas. As peças mais características do estilo industrial são, sem dúvida, os candeeiros e as cadeiras de design. Entre as cores mais populares, predominam os cinzas e os castanhos que contrastam com os brancos e crus.
O Novo Glam – Um estilo contemporâneo mais maduro
Cores suaves e delicadas, como verde oliva, bege, cinza claro e rosa, serão as mais populares. Os detalhes metálicos vão do ouro ou prata brilhante aos metais foscos. É um estilo elegante e sofisticado sem ser opressor.
O Estilo Retro dos anos 70 e 90 vai ocupar o centro das atenções
Uma onda de cores laranja, rosa, verde e azul está a romper as novidades deste ano. Os “must haves” deste estilo são: candeeiros de teto redondos, espelhos pop e poltronas de todas as cores. No estilo dos anos 90, o jogo de cores, padrões geométricos, acentos néon, o veludo e o denim, não podem faltar. Os acessórios da década, como pufes, estarão de volta em 2021.