Com a necessidade de ficar em casa, tivemos de incluir novas tarefas à rotina. Em alguns casos, tais obrigações não faziam parte do nosso quotidiano. Por conta disso, muitas pessoas acabaram por se perder na nova realidade e passaram a sentir uma constante sensação de improdutividade. A Casa Ideal ® sugere as seguintes dicas para organizar a sua rotina doméstica.
1. Planeie a sua semana – É inegável que existe uma íntima relação entre gerir o tempo e ter qualidade de vida. Aqueles que são bons gestores do seu tempo conseguem reduzir o stress no seu quotidiano, pois não existe nada melhor do que a sensação de dever cumprido, correto? Atividades planeadas possuem uma maior oportunidade de serem concluídas. Logo, é importante organizar a rotina doméstica para que não terminemos a semana exaustos.
2. Bullet Journal – Já ouviu falar? Este método serve para organizar a sua rotina e pode encontrar diversos exemplos através do Pinterest. Consiste num tipo de agenda mais flexível do que as agendas tradicionais, pois reúne o calendário normal, mas também anotações, lista de filmes, séries, livros, entre outros.
3. Planner – Outro método de organização, onde é possível agendar mensalmente, semanalmente e diariamente. Existe um espaço de programação mensal, com a definição de objetivos e um espaço para refletir sobre o melhor momento do mês que passou.
4. Aplicações – Existem muitas aplicações que nos podem auxiliar bastante na organização da rotina doméstica. É ótimo conseguir tirar os pensamentos da cabeça, e com este tipo de aplicações, nada fica esquecido e pode sentir-se mais leve.
5. Estabeleça metas diárias – Acreditamos que estabelecer metas diárias possibilita organizar melhor a rotina e contribuir para uma maior produtividade. Mesmo que não consiga cumprir todas as tarefas, permite que estejam apontadas e que possa fazer no dia seguinte sem se esquecer.
6. Organize horários específicos para diferentes tarefas – Defina pela manhã todas as tarefas, e de preferência, que consiga conciliar as tarefas destinadas ao trabalho, à limpeza da casa, à escola dos seus filhos, juntamente com o tempo que deve dedicar à sua família.
7. Defina prioridades – O tempo é a única coisa que temos e que não pode ser recuperado, uma vez que perdido. Estabeleça uma meta real de tarefas por dia, de modo a que consiga cumpri-las sem procrastinar.
8. Tire um momento só para si – Como estamos em casa, se não nos organizarmos, podemos ter todo o tempo do mundo e não fazer nada com ele. É fundamental que tire um momento só para si, para que se sinta bem, tanto fisicamente como psicologicamente. Aproveite esse tempo para ler, meditar, ou qualquer outra coisa que o faça feliz.
9. Inclua exercícios físicos na rotina – Toda a mudança drástica requer adaptação. No momento em que a nossa casa virou escritório, escola e local de lazer, tornou-se fácil trabalhar muito e dedicar-se pouco ao seu bem-estar. Acreditamos que separar algumas horas para lazer e atividades que lhe proporcionam bem-estar é imprescindível. Se dedicar algum tempo do seu dia, verá que irá sentir-se melhor, tendo em conta as horas que deve passar em frente ao computador.