Para o ano, o prazo dos créditos à habitação, terão prazos mais curtos!

Para o ano, o prazo dos créditos à habitação, terão prazos mais curtos!

Para o ano, o prazo dos créditos à habitação, terão prazos mais curtos!

 

No final de 2022, vai tornar-se mais difícil ir ao banco e pedir um crédito à habitação para devolver num prazo muito acima de 30 anos. Antes desse limite chegar, os bancos estão a dar crédito com maturidades mais elevadas.

O Banco de Portugal decidiu, em 2018, recomendar aos bancos limites na hora de conceder crédito ao consumo e à habitação. No caso desta última, havia uma questão relativa à maturidade: os novos contratos tinham sempre de ter um prazo abaixo de 40 anos e deveria haver uma descida para que a média das novas operações chegasse ao fim de 2022 com maturidade de 30 anos.

 

O Banco de Portugal colocou um travão aos prazos que os clientes tinham para reembolsar os bancos pelos créditos à habitação porque, quanto maiores, mais risco associado há: “A manutenção da maturidade média das novas operações de crédito à habitação em níveis elevados implica um risco acrescido para as instituições por implicar que as exposições de crédito ficarão vulneráveis a flutuações do ciclo económico e financeiro durante um período mais longo”.

 

Veja toda a informação no site do

Banco de Portugal

A CASA IDEAL ® sempre consigo!

Procura apartamento, moradia, loja, escritório
ou outro?

Escolha aqui a sua CASA IDEAL! fale connosco