“Vida Sustentável” é o projeto do Expresso, e parceria com a EDP, que durante 12 semanas debate, desmistifica, problematiza e esclarece dúvidas sobre o futuro do planeta
1. COMER E BEBER
Há cascas que se podem comer cruas, em saladas, como a de cenoura. Há outras, como a de batata, que dão excelentes aperitivos (assadas ou fritas). Há ainda as que podem ser usadas para fazer sumo (ananás ou maçã, por exemplo), para aromatizar a água (a de laranja ou de legumes como a courgette) ou para criar chás e infusões (experimente ferver a casca de laranja em água e a infusão que dá sairá). Mas também há as que servem para fazer bolos e compotas, como a casca de banana.
2. ESPANTAR
Os citrinos dão cor ao inverno português e podem dar cheiro à sua casa. É esse cheiro, de cascas como o limão, a laranja ou a tangerina, que vai servir para afastar mosquitos e outros insetos que possam surgir. E, sobretudo, para aromatizar a quarentena.
3. EMBELEZAR
Também neste caso, procure receitas caseiras. Mas há cascas que podem ser usadas diretamente no rosto como esfoliante — o caso do abacate é o mais evidente. Já a casca de banana, com antioxidantes e potássio, tem propriedades cicatrizantes e muito potencial nos cuidados de pele. Mas a limpeza da casa também pode beneficiar: cascas de laranja e limão para limpar vidros, fornos e micro-ondas, ou para misturar com sprays multiusos e aromatizar a casa de forma natural”…
Direitos do Expresso.pt