Depois de passados cerca de 10 meses desde o início da pandemia, o teletrabalho voltou a ser obrigatório, pelo menos para quase 7 milhões de portugueses. Agora que a fadiga pandémica se faz sentir com maior intensidade, é importante manter a calma e adotar estratégias para trabalhar melhor em casa, garantindo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, para produzir mais, melhor, e ser feliz.
A Casa Ideal ® apresenta 10 dicas partilhadas por Carla Rebelo (CEO da Adecco em Portugal), de modo a trabalhar melhor a partir de casa neste confinamento:
1. Encontre um espaço em casa onde possa trabalhar com conforto e concentração. Caso tenha crianças pequenas que exijam supervisão, utilize um espaço comum, embora resguardando aquele que será o seu local de trabalho, de modo a influir positivamente na sua organização mental.
2. Garanta que tem software necessário instalado e atualizado, bem como os sistemas de segurança cibernética recomendados pela empresa onde trabalha, devidamente ativos.
3. Olhando para o seu portátil e telemóvel, lembre-se: o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado por familiares? Garanta um maior conforto para si e para quem o está a ouvir, evitando interrupções e ruídos desnecessários.
4. Use auscultadores de ouvido e teste-os previamente com amigos ou familiares, evitando que os restantes ouçam as suas reuniões e mantendo a confidencialidade, e ao mesmo tempo, a concentração.
5. Agilize as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, se tem a imagem dos seus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então desligue a sua câmara mantendo apenas a voz.
6. Atualize o seu estado. Se precisa de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipa ou diretor. Assim, a todo o momento sabem se não estiver disponível, por que motivo é e quando voltará, evitando o desconforto de ambas as partes.
7. Vista-se adequadamente. O teletrabalho não exige que saia como se fosse para o trabalho normalmente, mas exige um mínimo. Ditam as regras de sociedade que em trabalho se evitem chamadas em que esteja presente de pijama, ou com um aspeto negligenciado. Caso o faça, irá seguramente influir na sua performance e confiança transmitida.
8. Procure a luz natural ou com uma boa iluminação, ainda que artificiais.
9. Tenha em conta o contexto da imagem e evite o “fundo” desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos, mais do que o seu profissionalismo.
10. Cumpra os horários de trabalho e as rotinas, o máximo possível, ajustando-se ao seu “local de trabalho” de forma a manter a sua produtividade, bem como sanidade.