Neste artigo mostramos que é possível poupar água, e ganhar uma pequena folga no orçamento familiar – mesmo passando mais tempo em casa.
São muitos os portugueses que devido à pandemia Covid-19, foram forçados a ficar em casa nos últimos tempos.
O lar passou a ser, também, a escola e o escritório, entre muitas outras coisas.
Esta situação torna-se ainda mais pesada tendo em conta os cortes de rendimentos que grande parte das famílias sentem neste período de crise pandémica.
Para além do fator monetário, devemos também ajudar a diminuir os efeitos da carência de água existentes no planeta, através de pequenos gestos.
O resultado está à vista: o consumo de água disparou, bem como a fatura. Mas atenção: existem estratégias que ajudam a diminuir o valor a pagar. Vamos contar tudo sobre este assunto no artigo de hoje.
Na utilização da casa de banho
• Optar sempre por um duche, o mais rápido possível
• Evitar manter a torneira aberta por mais de 5 minutos
• Se conseguir, recolha a primeira água do duche, com a ajuda de um balde (Ex: até chegar a água quente, poderá utilizar essa água fria reservada para lavar o chão, substituir uma descarga do autoclismo ou regar as plantas)
• Utilizar um caixote do lixo na casa de banho, ao invés de deitar lixo (ex. lenços de papel) através da sanita
Nota: Um duche de torneira sempre aberta, pode gastar entre 45 e 180 litros, dependendo da eficiência hídrica da torneira ou do chuveiro.
Na utilização da cozinha
As máquinas de lavar loiça e roupa são grandes gastadoras de água.
O consumo de água no ciclo de pré-lavagem de uma máquina de lavar loiça corresponde, sensivelmente, a 1/3 do consumo do ciclo principal.
Assim, evite a pré-lavagem e o passar a loiça por água antes de ser colocado na máquina – utilize por exemplo um guardanapo de papel para retirar o excesso de sujidade da loiça.
Quanto à máquina de lavar roupa, use-a apenas com carga completa, e sempre que possível, sem fazer a pré-lavagem. Pode adaptar os ciclos de lavagem segundo o grau de sujidade da roupa.
Limpe os filtros com regularidade para manter a eficiência da lavagem.
Atualmente, já adota comportamentos sustentáveis na sua casa? Lembre-se: Está a ajudar o meio ambiente, mas também, o seu orçamento!