Qual destes seguros deve escolher?
.
Se pedir um CRÉDITO HABITAÇÃO, o seguro de vida é uma condição obrigatória, e os Bancos privilegiam os clientes que optam por subscrever este Seguro pela própria Instituição, atribuindo-lhe uma redução em termos de Spread, tornando mais apelativo.
.
Existe uma preocupação constante com a Cobertura de Morte, mas é importante clarificar que esta é uma cobertura prevista tanto no IAD como ITP.
.
A diferença está nas restantes coberturas, vejamos:
IAD- Invalidez Absoluta e Definitiva- Este poderá ser acionado pelo Segurado em caso de Acidente ou Doença, dos quais resultam uma total incapacidade, para exercer uma atividade remunerada.
Ou seja, o IAD pressupõe que a pessoa esteja totalmente dependente de terceiros para cuidar das suas necessidades básicas, sendo este grau de incapacidade acima dos 80 %.
.
ITP – Invalidez Total e Permanente- Este poderá ser acionado pelo Segurado em caso de Acidente ou Doença, em que resulte uma incapacidade para exercer a sua atividade/profissão remunerada, mas não se encontre totalmente inválida, nem dependente de terceiros.
Neste caso, o seguro poderá ser acionado a partir de um grau de invalidez de 60%.
.
“Para melhor compreender a diferença entre estes dois conceitos, poderá considerar uma pessoa que tenha tido um cancro que resultasse num grau de incapacidade de 80% mas que a deixa ainda assim autónoma face a terceiros. Neste caso, a pessoa apenas está coberta pelo seguro de ITP pois apesar de poder estar impedida de exercer uma atividade remunerada não tem a necessidade de recorrer a uma terceira pessoa para a sua vida.”- Fonte reorganiza.pt
.
Concluímos que, o ITP é mais abrangente que o IAD, sendo por isso, a melhor opção.